Tudo Sobre Uma Excelente Massagem Estética

A massagem é um tratamento em que um terapeuta/massagista usa as suas mãos para manipular os músculos e tecidos moles do corpo, melhorando estado de saúde e bem-estar da pessoa que recebe a massagem.

Os movimentos da massagem variam desde pequenos batimentos sobre os músculos a movimentos mais bruscos usando mãos, dedos, cotovelos e antebraço. Em algumas situações pode-se até usar os pés.

A massagem é praticada como uma terapêutica curadora desde há séculos em todas as culturas do mundo.

Ajuda a aliviar a tensão muscular, reduzir o stress, e evoca sentimentos de calma e tranquilidade. Tem ainda um efeito sobre o corpo, nomeadamente sobre a atividade músculo-esquelética, circulatória, linfática e sistemas nervosos, sendo por este motivo que existe a massagem estética, entre outro tipo de massagens.

O Que é a Massagem Estética?

A massagem estética é um tratamento de beleza e saúde, usado por fisioterapeutas em que os movimentos feitos conduzem à diminuição dos espaços entre as células do nosso corpo provocando a diminuição da zona corporal a ser massajada, ou seja, da zona que necessita de ser tratada.

Para esta massagem usam-se cremes hipoalergénicos e loções, ricos em vitaminas C e E, juntamente com movimentos de massagem profundos e constantes, que irão ajudar no rejuvenescimento do aspeto e aparência da pele.

A massagem estética é usada nas zonas do corpo onde há acumulação de gordura, assim, com movimentos constantes e profundos feitos com as mãos o massagista tenta dissolver essas áreas de acumulação de gordura.

Durante a massagem estética há uma mobilização dos nódulos adiposos e ativação do sistema linfático, que resulta numa melhoria do aspeto da pele, ficando o tecido mais firme e homogéneo, e a sensação de pele de casca de laranja desaparece.

Durante a massagem estética pode haver uma pequena sensação de desconforto, que irá depender da sensibilidade de cada pessoa.

Principal Objetivo da Massagem Estética

O objetivo da massagem estética é diminuir os focos de acumulação de gordura, provocando um aumento da tonificação muscular e remodelação corporal.

Para isso acontecer há ativação do sistema de drenagem linfático que permite a evacuação desses depósitos de gordura e ativação do fluxo sanguíneo graças aos movimentos de massagem.

Indicações Para Fazer Massagem Estética

A massagem estética é uma massagem redutora e modeladora que permite acabar com o acumulado de gordura em determinadas zonas do corpo, bem como melhorar o estado da sua pele. Assim deve fazer massagem estética quem:
  • Tem celulite (ancas).
  • Excesso de gordura abdominal.
  • Pretende tonificar os seus músculos (pouco exercício).
  • Melhorar as suas medidas de moda (principalmente nas ancas).
  • Combater pequenos focos de gordura localizada.
  • Previne o aparecimento de estrias.

Vantagens da Massagem Estética

Existe várias formas de reduzir aquela gordurinha a mais, desde lipoaspiração a pequenas cirurgias para remover o excesso. Ora, se praticar massagem estética frequentemente tem a vantagem de não ter de ficar internada devido ao procedimento cirúrgico, e pode retomar a sua atividade diária normal imediatamente a seguir.

Outra vantagem da massagem estética é que é um procedimento barato e pouco dispendioso. Além de poder fazer massagem modeladora em clínicas também a pode fazer em casa, claro que não conseguirá fazer com tanto vigor.

Juntamente com hábitos de vida saudável, este tipo de massagem, ajuda a eliminar mais facilmente a gordura localizada antes que se acumule na barriga, quadris, braços, coxas. Funcionando assim como uma medida de prevenção.

Fazer Sessão de Massagem Estética

Antes de se iniciar na massagem estética há que ter conhecimento de como é uma sessão.
  1. Primeiro que tudo uma sessão de massagem estética não deve demorar mais de 50 minutos e na primeira sessão deve-se ter o cuidado para não se deixar nódoas negras pois o corpo ainda não estará habituado aos movimentos vigorosos e constantes que se fazem com as mãos.
  2. Antes de iniciar o tratamento da massagem estética deve tirar as medidas de braços, antebraços, abdómen, cintura e ancas, e em intervalos constantes deve repetir essas medidas para avaliar a evolução da massagem estética.
  3. O posicionamento de quem está a receber uma massagem estética é deitado de barriga para cima ou para baixo, consoante a zona corporal a estimular. De barriga para cima massajar os pés, coxas, abdómen e braço. De barriga para cima massajar quadris, costas e pernas.
  4. Há ainda outro posicionamento que é sentado, que permite fazer movimentos com maior rapidez sobre o abdómen.
Durante a sessão da massagem estética o massagista tem de ter atenção aos movimentos que executa, estes devem ser constantes e não bruscos. Principalmente nas costas, ao longo da coluna para não afetar a função renal.

Ao se iniciar na massagem estética comece com calma, não pense em fazer as sessões todas no mesmo dia.

As primeiras sessões serão mais dolorosas, por o corpo ainda não estar habituado, mas com o tempo ficará ótimo. E recomenda-se que as sessões sejam marcadas uma semana antes da menstruação pois é por esta altura que o organismo das mulheres faz uma maior retenção de líquidos corporais.

Benefícios da Massagem Estética

A massagem estética é basicamente uma massagem escultural que combina técnicas de drenagem linfática e massagem modeladora. Assim os seus benefícios são vários:
  • Melhora o sistema circulatório (circulação sanguínea).
  • Melhora o sistema respiratório (oxigenação).
  • Ajuda a eliminar as toxinas acumuladas no corpo.
  • Ajuda a diminuir a sensação de inchaço.
  • Tonifica os músculos do seu corpo (abdominais, quadris, coxas).

Contraindicações da Massagem Estética

Nem todas as pessoas estão indicadas para fazer uma massagem estética, modeladora. Portanto há contraindicações, que são:
  • Fragilidade capilar, só com indicação médica pode fazer.
  • Sofrer de varizes.
  • Cancro (câncer).
  • Pressão sanguínea elevada ou problemas cardíacos.
  • Sofrer de osteoporose, quistos e nódulos.
  • Que tenha próteses ou placas na coluna.
  • Que estejam grávidas.
  • Tenha sido sujeita a cirurgia recente.
  • Em estado febril.
  • Menstruadas abundantemente.

A Massagem Estética e Outras Terapias

Além do uso de produtos específicos para a massagem, como óleos, loções e cremes ricos em vitaminas que ajudam na redução de gordura e melhoria do estado da pele, bem como a ativação da circulação sanguínea, pode-se associar outras técnicas terapêuticas para ajudar o nosso corpo a relaxar como:
  • Terapia floral;
  • Reiki;
  • Aromaterapia;
  • Cromoterapia.
Que irão ajudar a pessoa a se manter mais calma e relaxada. Pois neste estado retêm menos líquidos e toxinas corporais, diminuindo então a necessidade de muitas sessões de massagem estética.

Resultados da Massagem Estética

Os resultados da massagem estética não são visíveis imediatamente, irá depender do organismo de cada pessoa. E recomenda-se que por semana haja no mínimo 3 sessões durante alguns meses. Só assim poderá vir a notar resultados em poucos meses (3/4). A redução da gordura acumulada, celulite, tonificação muscular só acontece devido à insistência e repetição dos processos de massagem. Mesmo que faça apenas duas sessões por semana, verá resultados, mas claro que poderá demorar mais meses.

Por isso se pretende estar em forma para o verão, não pense em se submeter à massagem estética intensiva um mês antes, comece ainda durante o inverno a cuidar do seu corpo que ele agradece.